Permacultura

Permacultura é um método holístico de planejar, atualizar e manter sistemas humanos ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Nesta definição, sistemas humanos compreendem hortas, jardins, fazendas, vilas, aldeias, cidades.

Criado pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, o termo vem de permanent agriculture, pois a idéia inicial era de substituir a agricultura convencional, destruidora de terras férteis, por uma agricultura que pudesse perpetuar-se sem esgotar o solo.

Essa necessidade de sustentabilidade na agricultura foi sentida também em relação às comunidades humanas. Daí o conceito incluir justiça social e viabilidade econômica, sem as quais as comunidades humanas não são sustentáveis, como o comprova cabalmente a escalada da miséria e da violência no mundo.

A permacultura, como não podia deixar de ser, abrange os conceitos de agrossilvicultura (agrofloresta), agricultura orgânica e agricultura ecológica. Logo, ela não emprega agrotóxicos nem técnicas que causem erosão do solo.

Em suma, permacultura é tudo de bom. Pena que não se consiga material realmente bom sobre o assunto. Tudo em permacultura parece depender de você matricular-se em cursos nada baratos. Se você quiser salvar o planeta, então faça todos os cursos caros de permacultura; se não tiver dinheiro para isso, coitado do planeta!